terça-feira, 15 de novembro de 2011

Benefícios de Kundalini Yoga

Ângulos e Triângulos
Yogi Bhajan diz: “ Kundalini Yoga é a ciência dos ângulos e triângulos”. Para cada ângulo que mantemos em nosso corpo, há um efeito energético correspondente porque os músculos colocam pressão em partes específicas do corpo. Por exemplo, levantar as pernas a 30 graus trabalha o ponto do umbigo, levantar os braços a 60 graus trabalha o coração e pulmões. O efeito também é criado com a habilidade de se ter diferentes figuras e formas para concentrar a força vital.


Fortalecendo o Sistema Nervoso
Sabemos que os nervos crescem e mudam constantemente tanto na sua densidade de conexão, quanto na sofisticação dos padrões com os quais se interconectam. Yoga utiliza os nervos e faz com que eles funcionem melhor.

Alongando e Construindo Músculos
Qualquer músculo que não é usado com regularidade, mesmo que seja somente por uns dias, começa a atrofiar. A atrofia muscular é visível nos ombroa apertados e inclinados para frente das pessoas idosas que pararam de se exercitar. Kundalini Yoga é uma forma incrivelmente completa de exercitar-se para que os músculos mantenham a sua força e flexibilidade do corpo.

Estimulando a Circulação
Por conta do aumento do batimento cardíaco e da massagem interna de órgãos e tecidos, Kundalini Yoga aumenta a circulação do sangue, da linfa e de outros fluídos corporais.
As glândulas endócrinas, as guardiãs da saúde, não têm músculos para levar sua produção para a corrente sanguínea. O Yoga massageia, esvazia e mantém a vitalidade da glândulas, ajudando na comunicação entre elas. Muitos dos exercícios de Yoga ajustam o funcionamento das glândulas endócrinas estilmulando a base primária do cérebro (o hipotálamo), através da respiração rítmica e do efeito do som e mantra.

Sensor Biológico
Kundalini Yoga aumenta a consciência dos processos internos do corpo.

Músculos como Catalisadores de Energia
Há uma conexão entre os músculos e meridianos, ou nadis. Se um músculo está forte, o meridiano conectado a ele será saudável energeticamente e vice-versa. É por esta razão que meridianos e órgãos específicos são influenciados com o treinamento de determinados músculos.

Limpando os Tecidos
Não importa quão boa seja nossa dieta, tendemos a exceder na capacidade de auto-limpeza de nossos corpos. O ácido úrico, os cristais de cálcio e muitos outros dejetos e venenos ficam armazenados em nossos tecidos e articulações. Eles nos tornam rígidos em nossos tecidos e articulações. Eles nos tornam rígidos e causam muitas doenças. Em Kundalini Yoga o alongamento muscular e a massagem interna trazem os dejetos de volta para a circulação de modo que os pulmões, os intestinos, os rins e a pele possam removê-los.

Kundalini Yoga como Estilo de Vida
O Yoga não é somente exercícios. Você pode encontrar oportunidades para realizar práticas saudáveis diárias – acordar cedo, tomar um banho frio, usar roupas de cor clara, e ainda tentar outros aspectos de estilo de vida do Yoga. Uma dieta vegetariana, por si só reduz o risco de doenças crônicas. Um estilo de vida do Yoga oferece apoio para cortar hábitos tóxicos como fumar, beber e consumir drogas. 

Os Dez Corpos
Kundalini Yoga ativa e equilibra diretamente cada um dos nossos Dez Corpos. Estas mudanças ecoam e repercutem através das dimensões do nosso ser e possuem um efeito poderoso no nosso crescimento espiritual.
Fonte: KRI International Manual de Treinamento, p 284.

Nenhum comentário:

Postar um comentário