Aulas de Yoga

Kundalini Yoga


Trazida para o Ocidente por Yogi Bhajan, o Kundalini Yoga é uma prática com ênfase nas posturas (asanas) com um ritumo sincronizado de respiração (pranayamas) e " esses pranayamas ajudam a regular a energia de vida, a qualidade das emoções e a estabelecer uma relação com a respiração". A prática de Kundalini Yoga utiliza também gestos com as mãos (mudras) e o canto de mantras. O aquecimento para a aula se dá por meio de alongamentos e exercícios específicos para preparar o corpo e a coluna, e só então se inicia a sequência de posturas (kriyas).
Os kriyas do Kundalini Yoga visam à purificação, mas, neste caso, compõem uma sequência fixa de posturas que não pode ser alterada, são séries de exercícios com movimentos sincronizados com a respiração que visa atingir um determinado fim, por exemplo, regular o sistema nervoso, fortalecer o sistema imunológico ou equilibrar o corpo e a mente. Durante a execução dos kriyas, além da respiração sincronizada, os mudras também desempenham papel muito importante. O kriya e a meditação são selecionados em cada aula pelo professor com o objetivo de atender à necessidade dos praticantes.
Após o kryia é dedicado um tempo ao relaxamento. Depois os praticantes fazem uma meditação - que também pode ter um objetivo, como tirar os obstáculos do caminho -, que é acompanhada de uma respiração específica e de um mudra. Esta é uma técnica que desperta todo o potencial e conhecimento interno abrindo a percepção para Consciência Suprema refletindo em cada aspecto de sua vida e eleva o nível de consciência.
(fonte: http://www.yogadevi.org/)